Ao fazer a lista de convidados do casamento, acabamos nos complicando e o ideal é, na verdade, envolver mais bom senso e reflexão do que emoção. A escolha de cada nome que irá compor a sua lista deve estar relacionada a vários detalhes importantes a se considerar, como o nível de relacionamento entre vocês e a pessoa, por exemplo. Além disso, é essencial se pensar no orçamento que o casal tem para realizar a cerimônia e a festa, concorda?

Então, que tal conferir aqui algumas dicas para não errar ao fazer a sua lista de casamento? São princípios básicos que ajudam bastante a estabelecer critérios ao organizar os seus convidados. Que estará presente no seu grande dia? Continue lendo e descubra logo!

1. Faça a lista pensando no seu orçamento

O número de convidados está intimamente relacionado ao orçamento disponível para o seu casamento. Então, é crucial elaborar uma lista que tenha como base esse valor. Todo o planejamento de infraestrutura do evento vai depender da quantidade de pessoas presentes, então, é como se a lista de casamento fosse o ponto inicial e principal de toda a organização.

 

2. Não crie listas separadas

Muitos casais realizam as suas listas de convidados separadamente: o noivo tem a sua e a noiva elabora outra. Mas esse é um erro que pode arruinar com o seu planejamento! O ideal é fazer essa listagem juntos, para que não aconteçam repetições ou até mesmo esquecimentos. Escolhas feitas juntas são sempre mais sensatas e equilibradas.

3. Convide quem você quer e não quem sua família quer

É muito comum que casais se sintam pressionados a convidar pessoas que a família faz questão da presença. Isso ocorre bastante, principalmente quando o casório é bancado pelos pais dos noivos. É claro que uma interferência na listagem de convidados é até essencial, mas ela não deve comandar a tarefa.

O casamento é de vocês e os convidados serão seus! Elimine aqueles conhecidos e parentes distantes que você nem sequer se lembra ou já viu pessoalmente. Eles podem pesar no orçamento e estourar a lista, sem necessidade.

lista de convidados do casamento

 

4. Pense nos acompanhantes para a lista de convidados do casamento

Muita gente se esquece de acrescentar o número de acompanhantes que cada convidado levará. Isso pode atrapalhar completamente o restante do planejamento se você não se organizar logo cedo. Então, confira quais convidados receberão convites isolados e quais são aqueles que levarão acompanhantes — e quantos serão.

5. Peça a confirmação de presença dos seus convidados

Depois de já ter elaborado sua lista de convidados do casamento, é a hora de seguir com o planejamento correto e pedir a confirmação de cada um. Isso vai te ajudar a repassar a lista, posteriormente, para ter a certeza real de quantas pessoas irão ao seu casamento. A partir daí, é possível pensar na contratação do espaço, buffet, decoração, entre outros detalhes.

E aí, agora você já se sente mais preparada para não errar ao fazer a sua lista de convidados do casamento? Esperamos que sim! Se ainda ficar alguma dúvida, e só entrar em contato com a gente pelo Facebook ou pelo Instagram. De quebra, você ainda confere mais inspirações!