Antigamente a tradição da lista de presentes de casamento era um pouco diferente do que conhecemos hoje. Sem sites de casamento, listas inteligentes e bem elaboradas, muitos casais ganhavam coisas repetidas e, em grande parte das vezes, sem utilidade.

Acontece que, ainda hoje, algumas pessoas erram feio em presentear os noivos. Se o casal não disponibilizou nenhuma lista virtual ou em lojas específicas, é melhor continuar lendo. Veja e aprenda a evitar alguns itens. Vamos lá?

1. Porta-retrato

Não sabemos que inventou a ideia, mas esse é um presente clássico para aniversário, casamento… Mas será que é elegante impor um estilo de objeto para o casal? E se ele não combinar com o restante da decoração da casa dos noivos? Para evitar o desconforto dos presentados em ter que escolher uma foto e um local apropriado para aquele porta-retrato, opte por outra lembrança!

lista de presentes de casamento

2. Vasos chineses e outros arranjos e fruteiras

Seguindo a mesma ideia anterior, esses tipos de objetos que acabam compondo a decoração dos ambientes devem ser evitados. Afinal, como combinar um vaso chinês, uma fruteira ou um arranjo de mesa que chegou de para-quedas na decoração da casa nova do casal? Além de você correr esse risco, o presente ainda se torna “elefante-branco”, pois, na verdade, não vai servir para nada. Prefira dar algo mais útil para o dia a dia.

3. Conjunto de toalhas, de café, chá, salada de frutas

Sabe esses conjuntos? Jogos de chá, de salada, de café, toalhas… Você não faz ideia do quanto as pessoas ganham isso. Existem casais que fazem um estoque em casa ou até mesmo dividem os presentes repetidos com familiares e amigos, para evitar o desperdício. Mais uma vez, esses jogos e conjuntos de coisas são escolhidos pelo próprio casal, uma vez que serão objetos de uso praticamente diário. Confira se eles não fizeram uma lista de casamento, para que você possa presenteá-los justamente com o que estão procurando.

4. Panelas e frigideiras

A geração de hoje está mais preocupada em equipar uma cozinha com itens úteis do que em fazer coleções de panelas. A menos que o casal ame cozinhar, pode ser que você vá contribuir para entulhar a casa dos noivos. Mais uma vez, confira a existência de uma lista para não presentear com frigideiras e panelas avulsas ou com jogos que nunca serão usados por falta de necessidade.

lista de presentes de casamento

Para não ter erro, como salientamos várias vezes no texto, siga a lista de casamento. Se os noivos não fizeram, sugira que façam! Além de ser mais prático e útil para eles, os convidados se sentem mais tranquilos para presentear sem aquele medo de cometer um erro. E você, já teve alguma história engraçada com presentes de casamento? Conta pra gente!